O que fazer quando o gato está com dor na coluna?
Identificar um problema na coluna de gatos pode ser uma tarefa difícil devido ao comportamento dos felinos. Alguns problemas em animais são mais complicados de ver, como cachorro com leptospirose, por exemplo. Problemas na coluna não são muito comuns em gatos, porém, podem prejudicar bastante o bem-estar do bichano.
Os gatos são animais bem versáteis, pulam, sobem em telhados, muros, e usam de sua coluna flexível para executar manobras comuns para eles. A coluna ferida é algo que influencia no dia a dia do animal e pode ter consequências mais sérias se não for tratada adequadamente e do jeito certo.
Sinais de que seu gato está com dor na coluna
A observação do comportamento do seu gatinho é fundamental para ver se há algo errado. Dificuldades para pular, andar, falta de apetite, letargia, passar muito mais tempo deitado, mudança na postura, pescoço rígido, coluna arqueada, dificuldade em virar a cabeça, diminuição de atividades físicas, por exemplo, são sinais de atenção.
Geralmente o miado diferente quando tocado pode significar dor ou incômodo nas costas. Outro ponto no qual os tutores devem ficar atentos é se o gato apresenta dificuldade de pular, subir ou descer em lugares que normalmente ele gosta.
Causas da dor na coluna em gatos
Problema na coluna de gatos pode ter causas variadas. Distúrbios nas vértebras, inflamações, problemas nos músculos próximos à coluna, lesões agudas ou crônicas na medula, luxações e até câncer são algumas das causas de dores na coluna do gatinho.
É fundamental levar seu amiguinho ao veterinário assim que perceber mudanças na rotina dele e sinais que há algo de errado com ele. Somente a avaliação de um veterinário pode identificar corretamente o problema.
O que fazer se você suspeitar que seu gato está com dor na coluna
Como os gatos não costumam demonstrar dor, ao perceber que o animal está se comportando diferente, leve-o ao veterinário. A suspeita de um transtorno na coluna pode não se confirmar e o pet estar com algum outro problema relacionado ou não.
Somente um veterinário poderá desvendar o mistério. Primeiramente com exames físicos, analisando o histórico do animal e, se necessário, com outros exames laboratoriais. E a partir daí, recomendar qual o tipo de tratamento, medicações ou procedimentos que serão necessários realizar.
Cuidando de um gato com dor na coluna em casa
Dependendo do tipo de problema na coluna de gatos, o tratamento pode levar mais tempo e ser mais complicado, exigindo acompanhamento mais próximo e visitas constantes ao veterinário. Inflamações, e lesões, por exemplo, podem ser curadas com medicação aplicada da forma indicada pelo profissional de saúde animal.
Em casos mais graves e crônicos, é preciso fazer o acompanhamento correto para o tratamento ter mais chances de surtir efeito. É bom, também, ficar de olho na alimentação e nos comportamentos do gatinho.
Prevenindo a dor na coluna em gatos
Uma das principais causas de problemas na coluna em gatos é a obesidade, sendo importante cuidar da alimentação do felino, evitando que se descontrole e que acabe ficando obeso além do limite. Além de comer controladamente, a qualidade da ração também precisa ser boa para ele adquirir os nutrientes necessários.
Atividades físicas regulares também ajudam. Isso pode ser feito com o uso de brinquedos, preparação de ambientes para o gatinho ter interesse em praticar atividades e gastar energia. Visitas constantes ao veterinário para acompanhar seu amiguinho são fundamentais para verificar como anda a saúde dele e identificar possíveis problemas com antecedência.
Você pode contar com a DrogaVET para cuidar do seu Cachorro com leptospirose ou de seu felino com dor na coluna! Nossos manipulados, vendidos sob prescrição do médico veterinário, são eficazes no tratamento para que seu amiguinho possa se recuperar da melhor forma possível.