Melhores mesas de jantar: dicas para escolher a sua
Você está pesquisando pelas melhores mesas de jantar mas não consegue decidir qual é a ideal para você? Confira 6 dicas de especialistas para acertar na compra da sua nova mesa.
Uma breve pesquisa na internet é o suficiente para revelar a enorme quantidade de opções de mesa de jantar disponíveis no mercado moveleiro. A variedade de modelos, lugares, materiais e dimensões pode confundir quem busca pela melhor mesa para o seu lar.
De maneira geral, a mesa de jantar é aquela que se encaixa no seu orçamento, é feita com material de qualidade e tem um estilo do qual você gosta (e vai continuar gostando ao longo dos anos).
Mas para escolher é preciso levar mais alguns fatores em consideração. Para ajudar você nessa tarefa, a Panorama Móveis reuniu diversas dicas de especialistas no assunto. Confira!
Como escolher a melhor dentre as melhores mesas de jantar? Essas 6 dicas vão ajudar você a não errar na compra
Abaixo você encontrará recomendações de diferentes designers de interiores sobre como escolher a mesa ideal em meio às múltiplas opções disponíveis no mercado.
Veja também: Como arrumar sua mala corretamente para uma viagem
Leia o texto com atenção e diga adeus às dúvidas na hora de comprar sua nova mesa de jantar!
1. Meça a área disponível para a mesa
Pode soar óbvio, mas a sua mesa de jantar deve caber na sua sala de jantar, cozinha ou qualquer cômodo no qual você deseja colocá-la.
Muitas pessoas acabam errando nesse ponto e calculando apenas o tamanho da superfície da mesa para verificar se o móvel é compatível com o ambiente.
Uma mesa de jantar é uma peça grande de mobília de uso diário, por isso é necessário considerar o espaço em volta dela.
A design de interiores Lucy Harris, em artigo para o The New York Times, explica que, além da área correspondente à superfície da mesa, é preciso um espaço livre 90 centímetros ao redor de todos os lados.
O espaço vazio é imprescindível para que as pessoas possam sentar-se à mesa e que outras possam circular pelo cômodo enquanto o móvel é utilizado.
Com base nisso, a dica da especialista é: comece medindo a largura e o comprimento da área que você pode dedicar à mesa de jantar. Depois, subtraia aproximadamente 1,80 centímetros dessas medidas para descobrir a largura e comprimento da mesa.
2. Aposte em durabilidade
As melhores mesas de jantar, sem dúvida, são aquelas com maior durabilidade, pois irão apresentar o melhor retorno no dinheiro investido.
Christophe Pourny, especialista em restauração e manutenção de móveis, comenta que uma boa mesa de jantar deve ser capaz de durar por cerca de 5 a 10 anos.
Ele aconselha que é melhor comprar uma mesa simples e firme do que adquirir um produto com muitos detalhes frágeis e acabar se arrependendo a longo prazo.
No quesito durabilidade, os móveis de madeira maciça são os campeões. Quando bem cuidados, eles podem permanecer em boas condições por anos e anos. Apesar de serem significativamente mais caras do que as outras opções de materiais, mesas de jantar de madeiras podem ser tidas como investimentos a longo prazo.
Mas se a intenção é unir durabilidade a um preço acessível, peças de MDF e MDP são perfeitas. Ambos os materiais possuem bom custo-benefício, são resistentes e fáceis de limpar e manter.
Os principais cuidados a serem tomados em relação a mesas fabricadas com MDF e MDP é não expô-las à umidade, pois isso reduz a vida útil do produto.
3. Combine o formato do cômodo com o da mesa de jantar
Outro aspecto relevante na escolha das melhores mesas de jantar é o formato do ambiente que abrigará o móvel.
Mesas retangulares e ovais são compatíveis com cômodos retangulares. Para Max Dyer, veterano na indústria de móveis, as mesas ovais são opções especialmente boas para espaços estreitos e longos.
A similaridade entre as formas colabora para um melhor aproveitamento do espaço, favorecendo a circulação das pessoas.
Já os cômodos quadrados pedem por mesas igualmente quadradas ou redondas. O motivo é o mesmo, formas parecidas permitem que a área disponível seja utilizada eficientemente.
4. Lugares pequenos pedem por mesas redondas
O maior desafio para escolher mesas de jantar para a sua cozinha ou sala de jantar é a limitação de espaço? Se sim, saiba que é muito fácil resolver esse problema.
Karla Amadori, design de interiores, revela que a mesa redonda é a melhor amiga de cômodos pequenos.
A mesa redonda não tem cantos, o que reduz a área ocupada por ela e colabora na circulação de pessoas no ambiente, duas características bem-vindas em cômodos apertados.
Outro ponto positivo é o pé centralizado que costuma sustentar o tampo das mesas redondas. A ausência de múltiplos pés de sustentação permite que uma ou duas cadeiras sejam adicionadas caso necessário. Assim, mesmo que a mesa seja projetada para 4 lugares, em situações especiais, é possível acomodar pessoas a mais.
5. Cômodos escuros combinam com mesas de vidro
Você deseja criar a impressão de uma sala de jantar clara e espaçosa? Segundo a design de interiores Megan Hopp, as melhores mesas de jantar para isso são as com tampo de vidro.
A transparência do vidro é ideal para criar a ilusão de um cômodo mais iluminado e com espaço livre. Entretanto, como aponta Hopp, é preciso ter cuidados específicos para limpar o vidro, uma vez que o material exige mais manutenção do que a madeira e o MDF, por exemplo.
Caso opte pelo vidro, a especialista recomenda uma peça de centro simples e cadeiras coloridas e ousadas para decorar.
6. Não tenha medo de mesas com detalhes em metal
Outra dica de decoração da Megan Hopp é não ter medo de comprar mesas de jantar com elementos metálicos. Isso porque colorações como cobre, prata e ouro — e todas as variantes delas — combinam com praticamente todas as cores e padrões possíveis.
Hopp brinca que ao apostar nos metais, você nunca terá que se preocupar se sua mesa irá combinar com outros itens decorativos.
Aplique as dicas que reunimos para você e encontrar a melhor das melhores mesas de jantar será uma tarefa fácil! Deixe seu comentário para ajudar os leitores do Portal Bairros a fazerem uma boa compra.