Confira tudo sobre o balanceamento de pneus e o passo a passo do processo!
Se você é dono de algum veículo, certamente já ouviu falar do balanceamento de pneu. Afinal, este serviço é fundamental para o funcionamento do carro, e deve ser realizado periodicamente, em conjunto com o alinhamento.
Alguns motoristas cometem o erro de alinhar o carro e não fazer o balanceamento depois. Isso não pode acontecer, pois, o balanceamento é extremamente importante e não deve ser de forma alguma negligenciado. Neste post, entenderemos o que é o balanceamento, qual sua importância e como ele é feito, acompanhe!
Balanceamento de pneus: por que fazer?
O balanceamento de pneu possui a importante função de permitir que as rodas girem sem provocar nenhum tipo de vibração. O balanceamento mantém o peso do conjunto “pneu e roda” em equilíbrio, o que aumenta o desempenho dos pneus e proporciona maior conforto para o motorista e os passageiros.
A economia também é um benefício do balanceamento de pneus. Quando o pneu está balanceado, ele tem menos atrito com o solo. Dessa forma, o carro economiza combustível, por fazer um esforço menor para se mover. Além disso, o desgaste de um pneu balanceado também é menor, portanto, isso vai ajudar você a economizar este item e aumentar sua vida útil.
O que é balanceamento estático?
O balanceamento é estático, é normalmente utilizado em casos mais leves de desbalanceamento. Esse processo é simples e se inicia com o conjunto de pneu e roda sendo colocados em um dispositivo com suporte vertical e um eixo equivalente para medir o equilíbrio.
O lado mais pesado do veículo deve se inclinar mais para o chão do que o lado mais leve. No momento que o mecânico identifica essa diferença, põe um peso a 180 graus ao lado oposto do pneu, no aro da roda. O peso permanecerá lá até que o veículo esteja perfeitamente balanceado.
O que é balanceamento de pneu dinâmico?
O balanceamento dinâmico é um processo mais complicado e é recomendado para casos mais complexos. Nele, o mecânico põe a roda e o pneu, montados, em uma máquina que gira em uma velocidade que varia de 16-25 km/h e 88-96 km/h.
Enquanto a máquina gira, os sensores capturam as imperfeições de peso existentes. Assim, quando a análise termina, o mecânico sabe exatamente onde colocar os pesos, para deixar o veículo perfeitamente balanceado. Dificilmente esses dois tipos de balanceamento são feitos sozinhos, mas sempre em conjunto para garantir melhor resultado.
O que é cambagem?
Ao lado do alinhamento e balanceamento de pneu, a cambagem é outro processo que possui a importante função de garantir a segurança do seu carro. Esse procedimento é simplesmente o ato de centralizar o pneu.
Na suspensão de um veículo, os pneus tendem a se inclinar para dentro ou fora. Para que o carro funcione corretamente, os pneus precisam estar perfeitamente alinhados. Existem três tipos de cambagem:
- Nula: quando o pneu está alinhado com o solo;
- Negativa: ocorre quando os pneus se voltam para a parte de fora do carro;
- Positiva: os pneus ficam inclinados para dentro do carro.
Assim, se você notar que os pneus do seu carro estão inclinados demais para um lado ou outro, leve o seu veículo a um profissional, pois talvez seja preciso fazer a cambagem para garantir que suas viagens sejam seguras.
Como a cambagem também contribui para uma direção segura?
Manter os pneus bem alinhados é fundamental para uma direção segura. Isso aumenta a estabilidade dos carros e ainda evita o desgaste dos pneus. Além disso, a cambagem desregulada pode ser sinal de que alguma peça mais importante do seu carro foi danificada.
Portanto, para ter uma direção segura e um veículo com bom funcionamento, é fundamental que o alinhamento, balanceamento e cambagem do seu carro estejam em dia. Isso vai gerar mais economia a longo prazo e ainda te proporcionará mais segurança no trânsito.