Problemas de saúde causados por calçados errados
Embora possa parecer difícil de acreditar, sapatos de salto favorecem a celulite. Além de afetarem irreversivelmente a coluna, impedem a boa circulação sanguínea e, implicitamente, dificultam a oxigenação da pele. Como resultado, a celulite aparece. A mesma coisa acontece com sapatos muito apertados e sapatos muito pontudos, que reduzem o conforto dos pés.
Então, aqui está mais um motivo para escolher com cuidado os sapatos que você usa em várias ocasiões e escolher, sim, um par de tênis confortáveis.
Calçado pesado é um fator de risco para osteófitos
Osteófitos também são conhecidos como esporão de calcanhar. Eles são formados devido à ossificação dos músculos no osso. Entre os seus sintomas estão, numa primeira fase, as picadas sentidas na zona do calcanhar, após as quais, à medida que a doença progride, há uma sensação de dor, muitas vezes difícil de suportar. Em geral, os osteófitos ocorrem devido a calçados muito pesados e muito desconfortáveis, o que significa que é aconselhável evitar calçados com sola rígida.
Calçado esportivo pode gerar “pé de atleta”
O uso de calçado esportivo de qualidade duvidosa é o principal fator de risco para o aparecimento de Tinea pedis. A condição conhecida como “pé de atleta” ocorre, apesar das expectativas, em crianças e pessoas sedentárias, mas também naquelas que estão acostumadas a usar um único par de sapatos femininos por muito tempo.
Embora não seja uma condição dolorosa, manifesta-se por uma coceira insuportável e sensações de queimação, especialmente entre os dedos dos pés. O “pé de atleta” também pode ocorrer devido ao uso de instrumentos de pedicure insuficientemente estéreis, mas também em piscinas ou chuveiros públicos.
O tamanho inadequado do sapato desencadeia a doença de Morton
A Síndrome ou doença de Morton (ou fibrose perineural, como é conhecida em termos especializados) é um espessamento benigno da sola. Especificamente, afeta o nervo plantar do pé e, na maioria das vezes, esse problema ocorre em mulheres que usam sapatos com saltos muito altos e saltos fechados e desconfortáveis.
Os homens também não estão imunes à síndrome de Morton, pois suas manifestações podem ser desencadeadas por diversas outras causas, como excesso de peso, escolha de calçados muito apertados ou muito largos, atividade física intensa realizada em calçados inadequados e muito mais.
Pessoas com pés chatos são mais propensas a essa condição que cria uma dor insuportável nas solas dos pés. Além disso, seus efeitos destrutivos não se limitam aqui; Com o tempo, a doença pode levar à deformidade da perna, coluna e ossos pélvicos.
Os sapatos femininos que usamos podem afetar nosso conforto e saúde. Por isso, é muito importante escolhê-lo com cuidado e investir apenas em calçados de qualidade, que afastam todos esses problemas apresentados neste artigo.