O que é a FIV Felina? Como tratar?

A FIV é uma das doenças mais preocupantes em gatos por conta de sua severidade e saber o que ela é permite que você obtenha o remédio para FIV felina mais adequado. Assim, é possível realizar o tratamento de acordo com a prescrição do médico responsável por avaliar e diagnosticar o seu amigo.

Os tratamentos variam entre os gatos e como se encontra a saúde deles no momento da consulta, da mesma forma que ocorre com os humanos. Com ajuda da DrogaVET, você entende quais são os sintomas, como ocorre a contaminação e como prevenir o desenvolvimento da doença.

O que é a FIV?

A Imunodeficiência Felina é causada pelo lentivírus, um microrganismo de desenvolvimento lento e geralmente assintomático que afeta o sistema imune. No momento que o bichano desenvolve a FIV, precisa de cuidados frequentes por ser permanente.

Este retrovírus afeta gatinhos de todas as espécies e raças, mesmo que sejam recém-nascidos ou idosos. E mesmo que o seu amiguinho esteja com a imunidade baixa, é possível cuidar dele através do remédio para fiv felina, desenvolvido especialmente à necessidade dele.

Quais os sintomas da FIV?

Os gatos que contraíram a FIV apresentam sintomas muito característicos que podem aparecer no começo da doença. Se você perceber que seu amigo perdeu muito peso e não está conseguindo comer, saiba que se trata da Imunodeficiência Felina. Entenda quais são os sintomas:

  • Febre;
  • Anemia;
  • Infecção frequente;
  • Úlcera na gengiva;
  • Problemas respiratórios;
  • Doenças de pele;
  • Apatia;
  • Dificuldade para comer.

No caso de gatinhos que não demonstram sintomas, é comum que eles desenvolvam doenças com mais frequência pela imunidade estar baixa. Para o seu bichano permanecer saudável, leve-o regularmente ao veterinário, pois esta é uma forma ágil de detectar anormalidades.

Qual a diferença entre FIV e FeLV?

A Leucemia Felina (FeLV) tem como principal causa o gammaretrovírus, responsável por enfraquecer as células de defesa dos gatinhos. Ou seja, são mais suscetíveis a desenvolverem infecções, terem problemas na pele, no trato urinário e respiratório.

Gatos que testaram positivo para a FIV levam anos para apresentar os sintomas, o que pode prejudicar na detecção do problema por parte dos tutores. Infecções oportunistas surgem frequentemente e podem causar agravamento da imunodeficiência, mesmo nos que são assintomáticos.

Como meu gato pode contrair FIV?

A transmissão da FIV acontece quando um gato saudável é infectado por outro através de saliva, ferimentos causados por brigas e mordidas. Amamentação e transfusão de sangue também são duas formas de contágio, além de gatis serem um dos principais ambientes propícios ao aparecimento da doença.

As famosas saídas de gatos para a rua precisam ser impedidas ao telar portas e janelas de casa, pois o acesso ao exterior é um agravante. E se você tiver muitos bichanos no lar, precisa fazer a limpeza frequente de cada cômodo que eles frequentam, assim como de bebedouros, comedouros e brinquedos.

Como fazer o diagnóstico da FIV?

O diagnóstico da FIV é realizado através do exame laboratorial ELISA, que detecta as proteínas do vírus presentes nas células do gatinho. Pode acontecer dos exames apresentarem um falso negativo e, nestes casos, o veterinário remarca a testagem para 30 dias após o primeiro procedimento.

Este exame é rápido de ser feito e entrega o resultado imediatamente. Se der positivo, o profissional conversará com você sobre métodos de tratamento e que tipos de medicamentos devem ser aplicados para garantir a segurança do gato.

Como tratar a FIV?

O tratamento da FIV é iniciado após o diagnóstico positivo, em que o veterinário explica que tipo de ambiente é o mais adequado e como garantir que o gato permaneça saudável. Por se tratar de uma imunodeficiência, é indispensável que o gatinho fique em um espaço tranquilo, com tudo o que ele precisa.

Evite trocar repentinamente a ração porque causa estresse no bichano e tenha atenção quanto à limpeza dos potes e vasilhas d’água, assim como a caixa de areia. Brinquedos e até mesmo a caminha precisam de higienização constante com produtos neutros e de odores leves.

Onde comprar remédio para FIV felina? 

Para proporcionar o melhor tratamento ao seu gato, conte com os medicamentos para fiv felina manipulados pela equipe farmacêutica da drogavet! Todos os manipulados são desenvolvidos seguindo prescrição médica, de acordo com a necessidade do seu amigo.

Você também pode escolher o sabor e formato para agradar o gatinho e deixá-lo ainda mais feliz, pois sabemos que medicar os bichanos não é uma tarefa fácil. A FIV, por se tratar de uma doença que enfraquece o sistema imunológico, precisa de mais cuidado e os nossos manipulados ajudam a aliviar os incômodos e minimizar o estresse.

Fornecer um tratamento de qualidade ao gato é um gesto de carinho e amor. Com ajuda dos manipulados feitos exclusivamente pela DrogaVET, você oferece um cuidado mais divertido e saboroso ao seu bichano para deixá-lo alegre e disposto a brincar.