Como arrumar sua mala corretamente para uma viagem
Ainda que a maioria das pessoas goste de viajar, é fato que arrumar a mala não é uma das tarefas mais almejadas. Afinal, é importante ter alguns cuidados e garantir que nada falte em sua viagem, visto que ninguém merece esquecer algum item importante e que influencie seu bem-estar nesse período. No entanto, assim como planejar o roteiro, reservar o hotel e pesquisar sobre a região, arrumar as malas também pode ser uma tarefa prazerosa. E é justamente isso que vamos falar no post de hoje. Portanto, se você tem dificuldade ou não sabe, continue lendo e aprenda de uma vez por todas como arrumar sua mala de viagem corretamente.
- Como será sua viagem?
O primeiro passo é pensar em como será sua viagem. Por exemplo, se for pegar avião, é importante checar as regras de bagagem e suas alterações (devido às mudanças que ocorreram em relação ao peso), além de pesquisar o que é permitido e proibido na mala de mão, sendo que essa última vai junto com você na cabine. Por isso, uma boa dica é sempre levar apenas o necessário, independente se irá fazer uma viagem nacional, internacional, perto ou longe.
- Faça um checklist
O famoso checklist é fundamental para quem quer arrumar a mala de um jeito simples, prático e sem deixar faltar nada. A boa notícia é que é possível fazer isso em um pedaço de papel ou até mesmo pelos aplicativos próprios do celular ou aqueles de produtividade. Para isso, pense se a viagem é de lazer, a trabalho ou intercâmbio, qual o destino que você vai, quantos dias irá ficar, como é o clima e as atividades que pretende fazer na região.
- Escolha a mala correta
Para escolher a mala certa é importante pensar no tipo de viagem que você vai fazer. Por exemplo, se pretende passar uma temporada fora e viajando entre lugares, o ideal é apostar no bom e velho mochilão do que em uma mala de rodinhas. Além disso, se a viagem é a trabalho, não há necessidade de ela ser extremamente grande e espaçosa. Por outro lado, se a viagem é mais longa e você não quer abrir mão de diferentes possibilidades, a mala grande de rodinhas é a solução ideal. Portanto, sempre avalie o tipo de viagem que irá fazer.
- Planeje e depois coloque na mala
Ainda que possa parecer óbvia, essa dica é muito importante, visto que as pessoas geralmente não pensam muito na hora de fazer a mala, colocando um pouco de tudo que vem na cabeça. Então, antes de começar pense qual é o tipo de viagem que vai fazer, previsão do tempo, os eventos que vai frequentar, atividades que vai fazer, tipo de sapato que precisa levar, etc. Depois, separe todas as peças que pensou em levar e observe muito bem antes de guardar na mala. Dessa forma, você tem mais noção se está levando muita coisa, algo repetido, desnecessário ou ainda pode perceber que algo está faltando.
- Opte por tecidos que não amassem
Optar por tecidos que não amassam vai te ajudar tanto no momento de arrumar a mala, pois não vai se preocupar em como dobrar, quanto ao longo da viagem, visto que não irá precisar correr atrás de um ferro de passar roupas. Atualmente existem diversas peças que foram pensadas justamente para quem viaja bastante.
- Enrolar ou dobrar as roupas?
É comum surgir a dúvida entre enrolar ou dobrar as roupas, sendo que existem defensores de ambas as opções. É importante testar para ver o que você prefere, visto que tanto uma quanto a outra pode ser uma estratégia válida. Uma boa dica também é misturar as duas técnicas, dobrando roupas pequenas e médias e enrolando aquelas mais finas para não amassar. Além disso, outra opção interessante é apostar nos organizadores de malas, visto que dessa forma você garante que a mala fique organizada durante toda a viagem. Mas, para isso a dica de ouro é assim que terminar de usar guardar a peça no mesmo lugar.
- Use os espaços com inteligência
Em vez de ter uma necessaire somente para isso ou deixar tudo espalhado pela mala, opte por guardar suas meias dentro dos sapatos. Dessa forma, você evita deixar espaços vazios, além de ser mais prático do que ficar procurando um par de meias para usar com aquele sapato em específico. Uma dica mais direcionada para as mulheres é colocá-las dentro dos sutiãs, pois assim é possível evitar que eles percam a forma ao serem amassados.
- Não se esqueça dos sapatos
Falando em sapatos, é importante ficar atento em relação à organização deles em sua mala. A dica é ser o mais racional possível no momento de selecionar os pares que irão junto com você, pois além de ocuparem um espaço significativo, também pesam na mala. Além disso, na hora de guardar, opte pelos organizadores específicos ou os sacos de tecido que vêm junto com o sapato novo.
- Não vá com a mala completamente cheia
É importante lembrar que, se você ir viajar com sua mala explodindo de coisas, as chances de precisar comprar outra ou ainda pagar pelo excesso de bagagem na volta são bem altas. Isso porque, sabemos que é bastante comum comprar lembrancinhas, alguma peça que achou bonita ou até mesmo algum material de trabalho. Portanto, sempre vá com algum espaço sobrando para possíveis eventualidades.
- Leve uma mala dobrável
Por fim, principalmente se você está viajando com a intenção de fazer compras, uma boa dica é levar uma mala dobrável dentro de sua mala original. Bolsas grandes ou malas de tecidos moles são ideais e mesmo se você não está indo apenas para comprar, estar prevenido nunca é demais. Assim, você evita gastar dinheiro à toa com uma nova mala, além de não precisar se preocupar com a falta de espaço durante a viagem.
Então, agora que você sabe como arrumar sua mala corretamente, já pode colocar a mão na massa. Temos certeza que dessa forma, o que antes era uma tarefa difícil e pouco prazerosa será uma atividade simples e rápida.
Leia também: Tudo sobre casas de temporada em Orlando.