Como montar uma empresa de ambulância particular
Quer saber como montar uma empresa de ambulância particular? Se sim, se prepare para muito estudo, análise e trabalho. Afinal de contas, ainda que seja uma área bem lucrativa e que tem se mostrado muito promissora desde os últimos anos, saiba que não é muito fácil gerir ou montar esse negócio.
É claro que, se você já tem uma mente empreendedora, ou se já tem alguma empresa, já está acostumado a lidar com esse tipo de situação. No entanto, ao montar uma empresa de ambulância particular, há vários fatores que você deve levar em consideração.
Ainda que abrir um negócio de ambulância não seja restrito apenas a médicos ou pessoas que trabalham nessa área, isso não quer dizer que você não precisa entender do assunto, mas muito pelo contrário. Para ter destaque se torna ainda mais essencial ter alguns saberes.
Pode ser que você já entenda sobre plano de negócios, por exemplo, mas será que você tem noção de como controlar o fluxo do negócio? Ou, ainda mais importante, sabe qual é o investimento inicial para montar esse tipo de empresa? É bem comum ter esse tipo de dúvida, no entanto, através desse artigo, temos o objetivo de elucidar essas questões para você.
Ou seja, a nossa proposta é criar um plano de negócio executável para uma empresa de ambulância particular. É claro que você pode e deve fazer as devidas alterações, até mesmo para se encaixar com a proposta que você tem em mente.
Mas, levando em consideração algumas dúvidas que você possa ter, com certeza esse artigo será muito bem elucidativo para alguns pontos dos quais você deve ter conhecimento. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
Por que montar uma empresa de ambulância particular?
Antes de qualquer coisa, você precisa ter bem definido o motivo de montar esse tipo de empresa. Trata-se de uma boa opção para quem tem interesse em abrir um negócio no setor da saúde, por exemplo, mas não tem nenhuma competência técnica na área.
É claro que isso não quer dizer que você pode ser totalmente alheio a essas questões, mas muito pelo contrário. O que estamos querendo dizer é que montar uma empresa de ambulância particular é uma das formas de contribuir com a sociedade, mesmo que você não tenha um diploma na linha médica, por exemplo.
É possível observar que esse tipo de negócio tem sido muito lucrativo. Mesmo que seja um tipo de negócio um pouco recente no Brasil, outros países já aderiram esse mercado há um tempo. Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido são grandes exemplos.
Esses países, devido ao envolvimento contínuo entre clientes, há um maior interesse nesse setor da saúde. Contudo, mesmo aqui no Brasil esse mercado tem mostrado um grande potencial, haja vista que os sistemas públicos estão cada vez mais sucateados.
Então, um dos motivos para montar uma empresa de ambulância particular é contribuir com a sociedade. Trata-se de um negócio essencial à vida e à sobrevivência de todas as pessoas. Ou seja, saber disso é um grande fator que motiva a dar início a esse sonho.
Como montar uma empresa de ambulância particular?
Há alguns “passos” que você pode seguir para montar uma empresa de ambulância particular, os quais iremos falar no decorrer do artigo. No entanto, antes de falarmos sobre eles, há alguns pontos que você deve ter bem estabelecido.
Primeiro, mesmo que esse tipo de serviço privado esteja aberto a quantas pessoas estiverem interessadas na área, é essencial que se tenha experiência e qualificação necessária. Querendo ou não, é um setor disputado.
Sendo assim, até mesmo para que você tenha destaque dentro do mercado, essas duas características são indispensáveis. Além do mais, você precisa ter um plano detalhado, levantar seu capital inicial, ter um bom plano de negócio, classificar impostos e administrar o fluxo do seu negócio, por exemplo.
Ou seja, é algo que demanda muito cuidado, haja vista que a presença de detalhes é bem grande. Portanto, para facilitar um pouco mais, nos tópicos seguintes iremos mostrar como montar uma empresa de ambulância particular.
Localização
O local onde a sua empresa está é essencial, até mesmo para garantir a melhor logística do paciente, em especial para cidades maiores. Afinal de contas, há alguns chamados que são urgentes e, portanto, precisam ser levados a um hospital o quanto antes.
No entanto, se o local da sua empresa não fica em um ponto estratégico, a demora para atendimento é um fator de risco, podendo até ser um dos motivos pelo qual as pessoas não queiram os seus serviços. Sendo assim, pense bem sobre a localização da sua empresa.
O ideal é que, além da central, você possa ter algumas outras unidades espalhadas pela cidade, para garantir um atendimento rápido. Mas, de início, caso isso não seja possível, tente ao menos ter a sua central em um ponto estratégico.
Avalie a concorrência
Quando se fala nesse assunto, existe um ar muito grande de competitividade. No entanto, ao analisar a concorrência, você pode tirar algumas ideias e inspirações. Afinal de contas, uma empresa que está há anos no mercado com certeza tem algo a ensinar.
Então, com esse tópico, queremos dizer para que você possa se inspirar na boa trajetória de empresas que já estão há anos nesse mercado. Você pode tomar como exemplo a empresa Brasil Emergências Médicas, que já tem uma história muito bem consolidada.
Tenha um diretor médico
Essa dica é essencial para quem não possui nenhum entendimento técnico da área. Como falamos, por se tratar de uma empresa no ramo da saúde, ainda que você não tenha nenhum diploma na área, é preciso entender sobre o assunto.
E nada melhor que ter um diretor médico para lhe ajudar nessas questões, não é verdade? Fora isso, é preciso ter licença para obter medicamentos, então, trata-se de um cuidado essencial para qualquer pessoa que vá empreender nessa área.
Faça um seguro
Uma empresa de ambulância tem uma frota de veículos. Então, nada melhor do que possuir um seguro para dar conta de todos eles. No entanto, há outros seguros que você deve considerar, como seguro para funcionário, cobertura de responsabilidade médica e coisas do gênero.
Produtos e serviços
Quais são os produtos e serviços mais comuns entre as empresas de ambulância? Você pretende oferecer todos eles, ou apenas os principais? Quais são os serviços mais solicitados no local em que você vai montar a sua empresa? Quais serviços poderiam ser oferecidos com maior qualidade?
Todas essas perguntas devem ser feitas por aqueles que querem investir nessa área. É preciso saber quais serviços serão oferecidos aos seus clientes. Dentre todos, os que podemos citar são:
- Resgate aéreo;
- Serviço de resgate médico;
- Serviços de primeiros socorros;
- Resgate de dependente químico
Equipamentos, veículos e equipe médica
Nenhuma empresa de ambulância funciona sem os veículos. No entanto, todo veículo precisa ter alguns equipamentos específicos, para garantir que o paciente possa ser transportado com segurança. Por isso, contrate um departamento de segurança pública para que você possa obter a lista desses equipamentos.
No entanto, além de toda a frota ser bem equipada, é preciso se preocupar em ter em estoque. Afinal de contas, alguns deles podem parar de funcionar, por exemplo. Mas, por se tratar de equipamentos vitais, você não pode deixar de tê-los.
Além disso, você também deve possuir uma equipe médica capacitada e profissional. Geralmente, o quadro de funcionários é composto por médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, socorristas e uma pessoa habilitada a dirigir um veículo de emergência.