7 Dicas para ter um consumo consciente
Ter um consumo de energia eficiente é muito mais do que um conceito básico de economia doméstica. Para muitas empresas, ter uma conta de luz dentro do esperado significa conseguir pagar as outras contas em seguida.
Afinal de contas, o que nós podemos sempre contar do nosso país é uma crescente tarifa de cobrança sem nenhuma perspectiva de queda. Entretanto, saber fazer as coisas de um jeito um pouco mais organizado ajuda bastante em todo o processo.
Hoje, gostaria de falar um pouco mais para aqueles que estão em uma faculdade de administração, fazendo curso para horas complementares, ou mesmo tentando equilibrar as contas de casa.
Quero trazer um conjunto de 7 dicas incríveis para que você consiga ter um consumo consciente de energia elétrica. Vamos conferir?
7 Dicas para ter um consumo consciente
Mais do que uma ação econômica, o consumo eficiente de energia é sempre uma opção ecológica que ajuda a conservar nossos recursos naturais. Então, pensar da maneira correta é importante também para o nosso planeta.
Sendo assim, siga sempre que possível todas as dicas de uma maneira lógica e certeira. Estaremos à disposição para qualquer dúvida nos comentários, ok?
1 – Procure por produtos com selo de eficiência
Todo produto é desenvolvido para ter o melhor resultado possível dentro da sua proposta. Entretanto, esta proposta realmente vai variar de acordo com o que o cliente busca, seja preço ou mesmo qualidade.
Mas o lado bom disso, é que é possível escolher um produto através de selos especiais de consumo. Como por exemplo é o caso do selo que mede o consumo de energia.
As categorias normalmente variam de A a F, e quanto mais próximo do A, melhores serão os resultados em economia.
2 – Utilize a iluminação do dia ao seu favor
Um ponto muito interessante dos que mais se preocupam com economia em geral é exatamente utilizar a natureza ao seu favor. Assim, se você tem luz solar à disposição, você não precisa acender lâmpadas.
Por mais que este pareça um conselho fraco, afinal de contas o consumo da luz de lâmpadas de led é muito baixo, você terá um benefício biológico.
Isto acontece porque a luz do sol é um gatilho importantíssimo para todos os ciclos do nosso corpo. Ficar em um local isolado, mesmo que com uma lâmpada comum. Muitas vezes significa que você irá desregular seu sono e atividades metabólicas.
3 – Utilize lâmpadas de LED
Já citamos estes equipamentos no tópico anterior. Entretanto é justo dizer que se você ainda não utiliza lâmpadas de led, está perdendo muito dinheiro. A economia que esta tecnologia traz é absurda.
Mas o melhor de tudo é que muitos modelos trazem a possibilidade de se fazer reparos, e mesmo quando isto não é possível, você também tem a opção de reciclagem.
4 – Evite cortinas
Muitas pessoas escolhem cortinas e blackouts para poderem ter uma maior privacidade dentro de casa. Eu entendo, realmente é indesejável que alguém esteja no seu ambiente espiando o que você faz.
Entretanto, é justo dizer que você terá uma grande dificuldade com a limpeza, não é mesmo?
Além disso, é possível notar que as persianas também cumprem muito bem o seu papel.
Mas o que isso tem a ver com economia de energia? Então, em primeiro lugar, as cortinas e blackouts vão deixar o ambiente mais escuro, obrigando você a acender as luzes.
Além disso, este tipo de produto também aquece o local com maior facilidade. Fazendo com que você tenha maior necessidade de recorrer a um ventilador ou ar condicionado.
5 – Pesquise
O consumo consciente de energia só é pleno quando você tem condições de agir da maneira mais econômica dentro da sua casa. Por isso, esteja sempre pesquisando sobre novos aparelhos tecnológicos e maneiras de conseguir reduzir o consumo da sua casa.
Este primeiro passo que você deu ao abrir este post já é um pulo na direção certa. Entretanto, eu recomendo que você foque ainda mais em procurar maneiras de economizar na luz elétrica.
Afinal de contas, estas ações irão fazer toda a diferença no final do mês.
6 – Tente a energia solar
Embora muitas pessoas estejam ainda receosas, a energia solar é realmente uma excelente forma de conseguir bons resultados na economia de uma maneira geral. Claro, tudo vai ter seu custo, mas em geral você poderá praticamente eliminar os gastos com esta conta.
Hoje a tecnologia está mais acessível do que nunca, e ter uma série de painéis solares pode ser uma ação para matar grande parte do seu consumo.
Isto sem contar que alguns sistemas ainda permitem que você venda o excesso de energia que você gerou e não consumiu. Fazendo com que você tenha um pequeno, mas ainda interessante consumo.
7 – Tente utilizar climatizadores
Realmente não tem coisa mais rápida para se refrescar do que um ar condicionado. O problema é que este é um aparelho reconhecido por ser extremamente gastador de energia.
A lógica é a de que você está criando uma geladeira com a sua casa, o que não é nem de perto econômico.
Mas algo que podemos dizer de fato é que os climatizadores são equipamentos muito mais baratos e que entregam resultados praticamente idênticos. Assim, você consegue economizar quase 90% do consumo tendo um ambiente refrescante do mesmo jeito.
Se você tem a opção de escolher por um climatizador, faça sem medo.
Considerações Finais
Não é de hoje que o assunto da energia está em alta. Principalmente com as recentes previsões de problemas de geração de energia por todo o país e o mundo.
Várias nações já estão sofrendo com apagões e a tendência é que o consumo exagerado acabe acelerando os processos.
Entretanto, investir em cursos online para administração de empresa, economia doméstica e assuntos semelhantes, é uma ótima forma de se manter seguro frente a novos aumentos de tarifa.
Outra dica é contratar um paisagista em São Roque, para lhe ajudar com a parte do seu jardim e tornar tudo mais lindo e cuidado!
Então é isso, espero que este conteúdo tenha te ajudado. Mas se ainda existe alguma dúvida sobre o assunto, sem problemas.
Estou à disposição para te ajudar nos comentários, ok?
Até a próxima!